SENADOR CANEDO É DESTAQUE NACIONAL EM URBANISMO E GESTÃO PÚBLICA

14/10/2018

Senador Canedo é destaque nacional em urbanismo e gestão pública

Postado em: 6 de setembro de 2018

Dados da pesquisa da consultora Urban Systems colocou o município de Senador Canedo como um dos mais atrativos do Brasil, para abertura de negócios, devido a fatores administrativos e de localização geográfica. A pesquisa intitulada Cidades Inteligentes, divulgada no dia 4 de setembro, elabora um ranking levando em conta 70 indicadores, divididos em 11 categorias: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
O município teve destaque, sendo o único goiano, ficando em 21ª colocação em 2018, subindo duas colocações do ano anterior, com pontuação de 6,237, destacando em pontos importantes, como urbanismo em que a cidade teve bom índice devido ruas pavimentada, legislação específicas com boas atuações, como Lei Orgânica, Código de Posturas e demais. E também o marco com relação a equilíbrio financeiro, com serviços públicos e bom gerenciamento fiscal. Senador Canedo é a 12ª cidade do país na categoria Urbanismo. Em 2017, foram aplicado R$ 49,9 milhões de reais em obras urbanas, que colocou a cidade em sétimo lugar no Estado, em Planejamento Urbano, as maiores atuações foram no saneamento (distribuição de água tratada, esgoto sanitário) e também na pavimentação urbana. Atualmente 93,9% dos canedenses residem em vias urbanas pavimentadas, mediante dados do IBGE.

Senador Canedo

A cidade emancipada em 1989 possui segundo IBGE possui mais de 120 mil habitantes, segundo o Instituto, cerca de 9, 200 mil pessoas migraram para Senador Canedo nos últimos dois anos, um aumento de 6,4%. O município abriga o maior Polo Petroquímo da região Centro Oeste, abrigando a subsidiária da Petrobrás, a Transpetro, além de indústrias na área de produção de alimentos, bebidas, setor moveleiro, confecção, e forte atuação em serviços. A atuação administrativa municipal, pelas boas práticas governamentais e transparência fizeram com o município tivesse destaque em Governança, na pesquisa do Instituto Urban Systems, a 23ª colocação. E pela atuação na Saúde Pública, segundo números medidos pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), atesta a cidade como de grande eficiência.

INVESTIMENTOS GARANTE ÁGUA TRATADA DURANTE TODO ANO EM SENADOR CANEDO

14/10/2018

Investimentos garante água tratada durante todo ano em Senador Canedo

Postado em: 12 de setembro de 2018

Pelo segundo ano consecutivo Senador Canedo não enfrenta falta de água e nem rodízio de abastecimento. A cidade que já teve grave crise de desabastecimento, em anos anteriores, conseguiu resolver a problemática com investimentos e parcerias, como do Ministério Público e a iniciativa privada, em obras de produção, reservamento e distribuição de água. Junto a isto, uma campanha de conscientização tem sido realizada com a população de boas práticas e na formação de crianças, por meio da Escola Ambiental.

Ações planejadas foram intensificadas

Para a solução de problemas pontuais e também de abastecimento da cidade, que é dividida geograficamente por três grandes pólos habitacionais, sendo alguns com distância de até 8 km, foram feitos após estudos técnicos intervenções para que aumentasse a produção e ampliasse o sistema de distribuição. Exemplo disso foi a melhorias no sistema de captação, no Ribeirão Sozinha, na reforma da Estação de Tratamento de Água – ETA (Região Central), a implantação de duas Mini-Etas( Jardim das Oliveiras e em construção na antiga Emgopa), além da construção de uma nova ETA junto a Captação do Ribeirão Sozinha.

As intervenções, de custo acima de R$ 10 milhões, duplicaram a captação de água bruta e o tratamento de água tratada, com a garantia de uma água de qualidade, segundo todas as recomendações previstas por padrões de qualidades específicos. Para garantir a distribuição, foram realizada novas ligações, revitalizadas adutoras, o que possibilitou que o abastecimento fosse melhorado em muitas regiões, como Jardim das Oliveiras, região da Vila Galvão. Entre algumas obras de ligação de adutoras importantes está o Linhão de Água, que passa por mais de dez bairros, e dois importantes Pólos Industriais, com 6 km de extensão, que beneficiará mais de 15 mil famílias. A obra passa junto a rodovia GO-403, incluindo travessia não destrutiva, possibilitando ligação de dois importantes reservatórios e a capacidade de distribuição de mais de 3 milhões de litros de água.

Armazenamento e preservação

Além de caixas de águas, em pontos estratégicos, a reserva de água foi pensada de forma sistematizada, entre eles estão represas e barragem de regulação, que podem ser utilizadas conforme necessidade, em diferentes pontos da cidade. Junto a sistema de caixas de água, com sistema de poço artesiano, principalmente em locais que geograficamente há mais problemas devido a desnível ou distância da Estação de Tratamento de Água.

Para garantir que os moradores tenham água em suas residências, além do uso comercial e industrial, a Sanesc tem realizado de forma contínua uma campanha de conscientização de bom uso. Além das campanhas educativas, sobre dicas de economia, foi montada junto a Estação de Tratamento de Água, uma Escola de Saneamento. No local está sendo realizado, com crianças e adolescentes, o projeto de educação ambiental, além dos trabalhos de proteção a mananciais feitos com a comunidade, principalmente produtores rurais.

Muitas destas ações foram realizadas mediante convênio com o Ministério Público, que por meio de Termos de Ajuste de Conduta, possibilitou que investidores do município pudessem ser parceiros em obras em benefício da cidade, trazendo um novo cenário para o saneamento de Senador Canedo.

Ações planejadas promovem crescimento do SAMU Senador Canedo

14/10/2018

Investimentos realizados nos dois últimos 2 anos foram responsáveis pelo crescimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Senador Canedo. Entre as conquistas, a instalação do serviço numa Base Descentralizada, que proporciona resposta mais rápida em ocorrências, por estar localizada numa região centralizada, próximo as principais vias do município. Ação que proporcionou uma melhor identificação visual, que junto ao treinamento da equipe e demais medidas de coordenação possibilitaram o aumento de repasse do Ministério da Saúde em 67%.

Outro benefício que a atual administração proporcionou no SAMU foram as motolâncias, que dão suporte primário e mais rápido no local do agravo ou acidente, junto a isto o aumento da frota, que recebeu recentemente mais uma ambulância, uma Mercedes Benz 2018/19 415CDI.

Novos equipamentos foram adquiridos, entre EPI’s, como botas, joelheiras e capas de chuvas, foram equipadas as ambulâncias e motolâncias com oxímetros de pulso, desfribilidares, aparelhos de glicemia e também de aferição de pressão arterial, termômetros e outros.

A equipe do SAMU realiza também junto a comunidade, palestras de primeiros socorros, com objetivo de conscientizar sobre medidas que podem salvar vidas, em casos de acidentes ou fatalidades.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo

ELAN ALVES

SHOW DA NOITE

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Henrique & Juliano

Desbeijar Minha Boca

02.

Aldair Playboy

Ainda Te Amo

03.

Xenhenhem

Vaqueiro De Duas Paixões

04.

Mc Mac

Bumbum De Iôiô

05.

Paulo Rocha & Rafael

Vou Voltar Prá O Interior

Anunciantes